O Curso de Licenciatura em História visa instrumentalizar, teórica e metodologicamente o acadêmico, proporcionando-lhe uma formação geral adequada ao exercício profissional a que se destina e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para a pesquisa, ou seja, a produção do conhecimento. Procura dar subsídios ao profissional para que ele exerça plenamente a cidadania e desenvolva o espírito crítico. O Curso se propõe a dialogar e contribuir com outras áreas do conhecimento, privilegiando o debate interdisciplinar, a partir de um núcleo articulador embasado em estudos/pesquisas e interseções com as várias manifestações culturais e expressões artísticas da humanidade.A habilitação em licenciatura se destina a formar profissionais para o magistério dos níveis Fundamental e Médio e prepará-los para a pesquisa. Além do magistério, o curso visa capacitar o profissional a assessorar entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc. e na preservação do patrimônio histórico e cultural.Com o objetivo de dar condições ao profissional de atuar junto à comunidade na qual se insere socializar conhecimento e interagir com os diversos grupos sociais, o curso proporciona atividades de extensão e voluntariado.
•Formar um profissional apto para atuar tanto em sala de aula quanto compreender o processo histórico por meio do desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão;
•Formar um docente consciente de seu papel na sociedade e da importância enquanto cidadão responsável pela educação e desenvolvimento de mentes críticas e criativas;
•Contribuir para a melhoria do ensino e da pesquisa em História, no Brasil e, especificamente nos níveis de ensino em que se propõe atuar;
•Habilitar um profissional que domine as diferentes concepções teórico-metodológicas da História e suas categorias de análise das relações socio-históricas;
•Preparar um profissional apto a dialogar com as outras áreas do conhecimento, favorecendo o debate interdisciplinar, atuando como difusor do saber;
•Formar um profissional apto a prestar consultoria nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo com seu espírito crítico;
•Gerar um professor/historiador capaz de inovar e buscar novos caminhos a serem seguidos em sua área de trabalho, respeitando, para isso, os princípios éticos e legais que regem a sua profissão;
•Capacitar o profissional de História a privilegiar em sua trajetória as diversas manifestações culturais e artísticas da humanidade, favorecendo o diálogo e a diferença;
•Formar um profissional que tenha como base princípios e valores éticos, reconhecendo a diversidade sociocultural dos atores sociais e atuando como agente transformador junto à comunidade na qual se insere.
O perfil profissional do docente requer a superação da dicotomia entre professor e pesquisador em História, considerando que para o exercício da docência é necessário o domínio das competências básicas da área de conhecimento não apenas em termos de conteúdo, mas também das práticas básicas de sua produção e difusão.Nesta proposta adota-se o conceito de professor-pesquisador ou professor como intelectual. A formação docente requer domínio técnico-pedagógico, conhecimento de legislação, diagnósticos no campo escolar, pesquisa e produção de conhecimento no campo educacional e, mais especificamente, capacidade de análise e atualização da própria prática, bem como a habilidade de conhecer o público escolar nos seus componentes socioeconômicos, psicológica e cognitiva.
1.Autonomia intelectual e domínio instrumental teórico e técnico para a busca de informação nos diversos meios disponíveis;
2.Atualização constante (consciência de que a formação inicial não substitui a formação continuada) e capacidade de percepção e adaptação às novas situações profissionais;
3.Trabalho em equipe, inclusive disposição de participar e discutir ativamente a organização dos profissionais ligados à preservação de acervos e pesquisa histórica e da comunidade com ela envolvida, de forma a ser um agente de consolidação da democracia;
4.Capacidade de posicionar-se criticamente diante da realidade seja ela o conhecimento, a academia, o sistema educacional, as instituições de fomento cultural ou o conjunto social. Compreende-se que o profissional de história tem por obrigação primeira assessorar a comunidade em que vive e atua a pensar historicamente e criticar as situações dadas, visando a sua superação;
5.Domínio das competências essenciais à recomposição didática dos conteúdos históricos no ensino formal e não formal, bem como em situações de divulgação e socialização do conhecimento.
termos de competências e habilidades gerais, necessárias à formação do professor/historiador, ao final do Curso de Licenciatura em História da FASUL EDUCACIONAL, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido:
•Domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações socio-históricas;
•Problematização, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, da constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
•Conhecimento das informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua inter-relação;
•Trânsito pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
•Criatividade e eficiência na utilização das novas mídias e tecnologias tanto como fontes de pesquisa quanto como instrumentos pedagógicos;
•Orientação de sua prática profissional em construção para um projeto pedagógico centrado em relações de respeito entre aqueles que ensinam e aqueles que aprendem, mesmo porque uma relação de ensino-aprendizagem profícua é aquela em que os papeis se invertem, em que os professores possam também aprender com os alunos;
•Comprometimento com a realidade pública de sua futura prática como professor, cujos valores ultrapassam a sala de aula e que repudia ideologias e práticas transgressoras da dignidade humana.
Em termos de competências e habilidades gerais, necessárias à formação do professor/historiador, ao final do Curso de Licenciatura em História da FASUL EDUCACIONAL, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido:
• Domínio de conteúdos histórico-historiográficos básicos que são objeto de ensino no nível básico;
•Domínio das concepções teóricas e metodológicas que orientam o trabalho de investigação, a análise das relações socio-históricas;
•Reconhecimento e problematização das múltiplas experiências dos sujeitos históricos e sua relação espaço-tempo;
•Exercício do trabalho de docência em todas as suas dimensões, o que inclui o domínio da natureza do conhecimento histórico e de práticas essenciais à sua produção e difusão;
•Capacidade de transformar o saber acadêmico em saber escolar, de modo a produzir, criticar e transmitir conhecimentos, utilizando técnicas e métodos pedagógicos adequados aos diversos conteúdos ministrados e níveis de ensino;
•Crítica a suportes didáticos e paradidáticos, como também produção desses, que permitam ampliar as formas de ler e interpretar a História;
•Domínio dos conteúdos que integram o currículo do Ensino Básico, na área, bem como das dimensões legal, social, cultural, política e econômica da educação;
•Utilização dos métodos e técnicas de pesquisa no ensino de História e na produção de conhecimento a respeito da prática docente;
•Conhecimento da historicidade das manifestações sociais, políticas, econômicas e culturais da história do tempo presente, com vista a estabelecer a relação presente-passado no ensino de História;
•Domínio e aplicação das novas tecnologias ao ensino de História;
•Capacidade de trabalhar, no cotidiano escolar, de forma interdisciplinar;
•Reconhecimento da importância do Ensino de História e Cultura da África e dos afro-brasileiros.