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OBJETIVOS DO CURSO

O CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA VISA INSTRUMENTALIZAR, TEÓRICA E METODOLOGICAMENTE O ACADÊMICO, PROPORCIONANDO UMA FORMAÇÃO GERAL ADEQUADA AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL A QUE SE DESTINA E, AO MESMO TEMPO, CAPACITÁ-LO PARA A PESQUISA, OU SEJA, A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. PROCURA DAR SUBSÍDIOS AO PROFISSIONAL PARA QUE ELE EXERÇA PLENAMENTE A CIDADANIA E DESENVOLVA O ESPÍRITO CRÍTICO. O CURSO SE PROPÕE A DIALOGAR E CONTRIBUIR COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, PRIVILEGIANDO O DEBATE INTERDISCIPLINAR, A PARTIR DE UM NÚCLEO ARTICULADOR EMBASADO EM ESTUDOS/PESQUISAS E INTERSEÇÕES COM AS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EXPRESSÕES ARTÍSTICAS DA HUMANIDADE. A HABILITAÇÃO EM LICENCIATURA SE DESTINA A FORMAR PROFISSIONAIS PARA O MAGISTÉRIO DOS NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO E PREPARÁ-LOS PARA A PESQUISA. ALÉM DO MAGISTÉRIO, O CURSO VISA CAPACITAR O PROFISSIONAL A ASSESSORAR ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS NOS SETORES CULTURAIS, ARTÍSTICOS, TURÍSTICOS, ETC. E NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL. COM O OBJETIVO DE DAR CONDIÇÕES AO PROFISSIONAL DE ATUAR JUNTO À COMUNIDADE NA QUAL SE INSERE SOCIALIZAR CONHECIMENTO E INTERAGIR COM OS DIVERSOS GRUPOS SOCIAIS, O CURSO PROPORCIONA ATIVIDADES DE EXTENSÃO E VOLUNTARIADO.

Perfil do Egresso

O PERFIL PROFISSIONAL DO DOCENTE REQUER A SUPERAÇÃO DA DICOTOMIA ENTRE PROFESSOR E PESQUISADOR EM HISTÓRIA, CONSIDERANDO QUE PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA É NECESSÁRIO O DOMÍNIO DAS COMPETÊNCIAS BÁSICAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO NÃO APENAS EM TERMOS DE CONTEÚDO, MAS TAMBÉM DAS PRÁTICAS BÁSICAS DE SUA PRODUÇÃO E DIFUSÃO. NESTA PROPOSTA ADOTA-SE O CONCEITO DE PROFESSOR-PESQUISADOR OU PROFESSOR COMO INTELECTUAL. A FORMAÇÃO DOCENTE REQUER DOMÍNIO TÉCNICO-PEDAGÓGICO, CONHECIMENTO DE LEGISLAÇÃO, DIAGNÓSTICOS NO CAMPO ESCOLAR, PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CAMPO EDUCACIONAL E, MAIS ESPECIFICAMENTE, CAPACIDADE DE ANÁLISE E ATUALIZAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA, BEM COMO A HABILIDADE DE CONHECER O PÚBLICO ESCOLAR NOS SEUS COMPONENTES SOCIOECONÔMICOS, PSICOLÓGICO E COGNITIVO.
- AUTONOMIA INTELECTUAL E DOMÍNIO INSTRUMENTAL TEÓRICO E TÉCNICO PARA A BUSCA DE INFORMAÇÃO NOS DIVERSOS MEIOS DISPONÍVEIS;
- ATUALIZAÇÃO CONSTANTE (CONSCIÊNCIA DE QUE A FORMAÇÃO INICIAL NÃO SUBSTITUI A FORMAÇÃO CONTINUADA) E CAPACIDADE DE PERCEPÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS SITUAÇÕES PROFISSIONAIS;
- TRABALHO EM EQUIPE, INCLUSIVE DISPOSIÇÃO DE PARTICIPAR E DISCUTIR ATIVAMENTE A ORGANIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS LIGADOS À PRESERVAÇÃO DE ACERVOS E PESQUISA HISTÓRICA E DA COMUNIDADE COM ELA ENVOLVIDA, DE FORMA A SER UM AGENTE DE CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA;
- CAPACIDADE DE POSICIONAR-SE CRITICAMENTE DIANTE DA REALIDADE SEJA ELA O CONHECIMENTO, A ACADEMIA, O SISTEMA EDUCACIONAL, AS INSTITUIÇÕES DE FOMENTO CULTURAL OU O CONJUNTO SOCIAL. COMPREENDE-SE QUE O PROFISSIONAL DE HISTÓRIA TEM POR OBRIGAÇÃO PRIMEIRA ASSESSORAR A COMUNIDADE EM QUE VIVE E ATUA A PENSAR HISTORICAMENTE E CRITICAR AS SITUAÇÕES DADAS, VISANDO A SUA SUPERAÇÃO;
- DOMÍNIO DAS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS À RECOMPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS NO ENSINO FORMAL E NÃO FORMAL, BEM COMO EM SITUAÇÕES DE DIVULGAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.

Mercado de Trabalho

- FORMAR UM PROFISSIONAL APTO PARA ATUAR TANTO EM SALA DE AULA QUANTO COMPREENDER O PROCESSO HISTÓRICO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO;
- FORMAR UM DOCENTE CONSCIENTE DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE E DA IMPORTÂNCIA ENQUANTO CIDADÃO RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MENTES CRÍTICAS E CRIATIVAS;
- CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM HISTÓRIA, NO BRASIL E, ESPECIFICAMENTE NOS NÍVEIS DE ENSINO EM QUE SE PROPÕE ATUAR;
- PREPARAR UM PROFISSIONAL APTO A DIALOGAR COM AS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, FAVORECENDO O DEBATE INTERDISCIPLINAR, ATUANDO COMO DIFUSOR DO SABER;
- FORMAR UM PROFISSIONAL APTO A PRESTAR CONSULTORIA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO COM SEU ESPÍRITO CRÍTICO;
- GERAR UM PROFESSOR/HISTORIADOR CAPAZ DE INOVAR E BUSCAR NOVOS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS EM SUA ÁREA DE TRABALHO, RESPEITANDO, PARA ISSO, OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E LEGAIS QUE REGEM A SUA PROFISSÃO;
- CAPACITAR O PROFISSIONAL DE HISTÓRIA A PRIVILEGIAR EM SUA TRAJETÓRIA AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DA HUMANIDADE, FAVORECENDO O DIÁLOGO E A DIFERENÇA;
- FORMAR UM PROFISSIONAL QUE TENHA COMO BASE PRINCÍPIOS E VALORES ÉTICOS, RECONHECENDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL DOS ATORES SOCIAIS E ATUANDO COMO AGENTE TRANSFORMADOR JUNTO À COMUNIDADE NA QUAL SE INSERE.